RSS

Livros ou internet para aprender?

08 abr

Quem nunca parou pra ler um artigo na Internet ? É, todos nós.. mas algum de vocês leu tão concentrado que nem abriu o twitter ou o e-mail entre um parágrafo e outro ? Acho que não.

Essa é a discussão principal do texto: “Profeta do iPocalipse – A internet no banco dos réus.” Para o jornalista Nicholas Carr, a interrupção no meio de uma leitura, nos torna leitores desconcentrados. A web tem contribuído de forma negativa para nós, por ser um ambiente tão dispersivo. O autor alega que o que lemos na web, não será aprendido por nós, a informação não irá se tornar uma memória duradoura, dessa forma, o aprendizado na web é superficial. Ler um livro, por exemplo, faz com que você aprenda mais, tenha uma memória com vida mais longa.

Já a neurocientista da UFRJ e colunista da Folha – Suzana Herculano-Houzel, tem uma opinião diferente de Carr. Suzana diz que é necessário perguntar as pessoas que navegam na internet quais são os links que elas acessam, e o que elas aprendem neles, ou seja, é relativo.

Obviamente, é radical a definição de Nicholas Carr sobre a internet “a web é uma tecnologia do esquecimento”. É possível aprender coisas mesmo sem total concentração, apesar da internet ser dispersiva, fazendo com que possamos estar ligados em muitas coisas diferentes ao mesmo tempo, não quer dizer que não possamos nos concentrar por um tempo em algo que nos interessa. Dessa forma, concordo com Suzana, o aprendizado depende da pessoa e do interesse dela em aprender.

 
Deixe um comentário

Publicado por em abril 8, 2012 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: