RSS

Da cultura das mídias à cibercultura

05 mar

Os meios de comunicação são canais para transmissão de informação, e não é certo julgar que as transformações culturais se dão ao surgimento de novas tecnologias, meios de comunicação e cultura. São os tipos de signos que passam nesses meios que possibilitam o surgimento de novos ambientes socioculturais.

Cada surgimento de uma cultura ou formação comunicativa se funde a anterior e é como se fizesse um reajuste. Algumas coisas até desaparecem, como por exemplo a vitrola, que foi substituída por aparelhos de som mais modernos que tocam CD, enfim, a cultura é algo que pode sempre se adaptar.

Vivemos hoje na Cibercultura, a cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais, que está presente na vida de todos nós, como por exemplo no voto eletrônico, nas inscrições pela internet, home banking e etc.

Existe outro conceito muito presente na atualidade. A Cultura das Mídias pode ser definida como os processos de produção, distribuição e consumos da comunicação, é a cultura do efêmero, do passageiro, transitório, está entre a Cultura de Massa e a Cibercultura. Um exemplo foi o surgimento dos Pagers. Tecnologias como essas visavam a escolha e o consumo individual, esse tipo de processo de comunicação são construtivos a uma Cultura das Mídias.

 
Deixe um comentário

Publicado por em março 5, 2012 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: