RSS

Crowdfunding: A “vaquinha” do século XXI

27 fev

        Essa nova prática de arrecadação, conhecida como Crowdfunding ou “financiamento pela multidão”, vem transformando o meio do entretenimento. Fãs e interessados nos eventos, colaboram com cotas em sites específicos. Se o evento for confirmado, quem comprou as cotas recebem seus ingressos e algumas regalias.

    Na música, essa maneira de financiamento vem crescendo no Brasil. Algumas casas de shows, já recebem bandas contratadas via Crowdfunding. Se o evento não se confirmar, o dinheiro é devolvido para as pessoas que adquiriram as cotas. Se o evento é confirmado, a bilheteria é aberta ao público geral, depois que os investidores receberam suas regalias.

    Pouco tempo atrás, essa prática foi testada no futebol. Mas sem sucesso. Por meio desse novo processo, um grupo do publicitários, tentaram viabilizar a vinda de um jogador de futebol ao Corinthians. O montante que deveria ser arrecadado era de 16 milhões de reais, para repatriar o volante Cristian que atualmente está no Fenerbahçe da Turquia.
  Já na música, esse processo vem agradando aos fãs de bandas pouco conhecidas do público geral e que dificilmente estariam no Brasil sem a ajuda do Crowdfunding. Grandes espetáculos e shows, são trazidos por empresários “produtores” e grandes empresas, interessados em lucrar e patrocinar o evento. Mas com esse novo método de arrecadação para shows, ficou mais fácil o fã ver sua banda de perto. 
  A vida dos grandes produtores de shows, pouco muda, pois dificilmente iremos ver um show da grandeza do U2, sendo viabilizado pelo Crowdfunding. Mas essa nova maneira pode afetar a indústria da música, já que nomes pouco conhecido do público local, podem aparecer e ganhar espaço na indústria musical. Se com a invenção do youtube e das redes sociais, o mundo da música sofreu um grande abalo, após o Crowdfunding, novas bandas ganharam fãs ao redor do mundo, pois será o fim da barreira entre bandas e público.

 

Matéria sobre o Crowdfunding no futebol: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/01/03/corinthians-inova-em-campanha-e-quer-repatriar-cristian-com-doacao-de-torcedores.htm

 

 

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em fevereiro 27, 2012 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: