RSS

Vilém Flusser, Filosofia da Caixa Preta

17 fev

Vilém Flusser, autor de Filosofia da Caixa Preta, livro celebre na área da Teoria da Comunicação, nasceu em Praga. Na decada de 1960 se tornou professor da Fundação Armando Álvares Penteado.

Mas o que Flusser tem a nos dizer? De acordo com ele, nos tornamos, nas ultimas décadas, funcionários dos sistemas que nos envolvem. Um dos melhores exemplos é o exemplo do próprio autor, a câmera fotográfica. O sistema presente em todos os aparelhos é cada vez mais repressivo. A cada imagem captada estamos mais próximos de uma padronização absoluta. Afinal, e se você quiser tirar uma foto borrada? Você sabe como fazer?

Entender o que Flusser queria dizer é fácil.

É como imaginarmos que um dia todas as câmeras só funcionarão com o “Smile Shutter“(função presente em algumas maquinas fotográficas que dispara assim que detecta um sorriso).

E como superar? 

É simples. Devemos entender o aparelho em sua totalidade, alterar o sistema. Força-lo. A liberdade de fazer o que quiser está em jogar contra a máquina.

E, obviamente, isso não se aplica somente à fotografia. As teorias de V. Flusser fazem muito sentido e são aplicáveis a vários aspectos da comunicação e da tecnologia, basta conhecimento. Um publicitário não quer criar nada parecido com o que já foi anteriormente criado, na verdade, ninguém quer. O branqueamento do sistema garante um grau de originalidade ao produto final. Vamos quebrar as regras do sistema, hoje tudo é diferente de maneira muito igual.

 
Deixe um comentário

Publicado por em fevereiro 17, 2012 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: